• ASCTE distinguida como eco-escola

    ASCTE distinguida como eco-escola

    A ASCTE foi galardoada com a bandeira verde no âmbito do projecto Eco-Escolas, um programa internacional da responsabilidade da Foundation for Environmental Education, levado a cabo pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Este visa distinguir escolas que incluem no seu programa a educação ambiental para a sustentabilidade na formação integral dos alunos. A bandeira verde que vai ser hasteada na ASCTE já no início de outubro simboliza o trabalho que se tem feito com os clientes, colaboradores e comunidade, em prol da educação para a cidadania ambiental materializado em várias acções agrícolas como a plantação de árvores fruteiras e de sobreiros. Este reconhecimento foi atribuído no ano lectivo 2017/2018 a 51.000 escolas em 67 países e a ASCTE foi a única escola de ensino especial galardoada ao sul do país.

  • Missão

    Missão

    A ASCTE é uma IPSS edificada em meio rural, rodeada de uma bonita e tranquila paisagem alentejana. Adoptou um estilo próprio de trabalho, em que “tudo se faz com e para os seus utentes / clientes”, sempre com o objectivo de evitar a frustração e a insegurança dos mesmos, respeitando  as suas necessidades individuais.

  • Lar Residencial

    Lar Residencial

    A ASCTE é o Lar de pessoas portadoras de deficiência mental em regime de internato completo e de internato parcial.

  • Loja Mó

    Loja Mó

    A Mó, situada no centro histórico de Évora, é um espaço de exposição e venda dos artigos elaborados pelos utentes nos ateliers ocupacionais.

30 Anos de Mãos Dadas com a Comunidade

A Associação Sócio Cultural Terapêutica de Évora (ASCTE) fez 30 anos no dia 1 de Março. No âmbito da comemoração das três décadas, que se estende ao longo do ano de 2019, estão programados vários eventos que incluem o teatro, a dança e a música, expressões artísticas que fazem parte da identidade da ASCTE, assim como uma exposição e uma conferência.

O musical “O Feiticeiro de Oz”, uma produção da Cri´Art, sobe ao palco da sala de espectáculos do GURA, em Azaruja, já no dia 13 de março às 11h00, marcando a abertura da Comemoração ASCTE 30 ANOS. O evento é oferecido à comunidade de Azaruja e de São Miguel de Machede e cabe aos utentes apresentarem o espectáculo que começa com os músicos da ASCTE.

A Terapia pela Arte continua a ser a pedagogia praticada na instituição que acredita na mediação artística como forma de reabilitar e de apaziguar internamente o Ser Humano, sendo “Os sentidos” o tema que vai inspirar o trabalho em 2019.

São vários os ateliers que compõem o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) onde utentes e monitores fazem trabalhos nas áreas da modelagem, carpintaria, tapeçaria e pintura. As actividades de reabilitação desenvolvidas na ASCTE contemplam a música, a dança e o teatro que, entretanto, deram origem ao Grupo de Flautas, ao Grupo de Dança e ao Grupo de Teatro, todos eles compostos por utentes e colaboradores que recriam músicas, coreografias e peças de teatro imprimindo-lhes originalidade e autenticidade.

Sobre a Associação Sócio Cultural Terapêutica de Évora

A ASCTE é uma IPSS edificada em meio rural, rodeada de uma bonita e tranquila paisagem alentejana. Adoptou um estilo próprio de trabalho, em que tudo se faz com e para os seus utentes, sempre com o objectivo de evitar a frustração e a insegurança dos mesmos, respeitando  as suas necessidades individuais. Tem uma escola de ensino especial, Escola São Francisco de Assis, fundada em 1989, que responde às necessidades dos alunos em idade escolar visando estimular-lhes a leitura, a escrita e o cálculo numa perspectiva funcional.

Em Outubro de 2018, a Escola São Francisco de Assis foi distinguida como Eco-Escola devido às várias acções que tem vindo a realizar no âmbito de uma educação ambiental sustentável, estando esta incluída no programa curricular dos alunos (as) e, num âmbito mais holístico, fazendo parte da formação integral dos utentes.

A ASCTE abriu a loja Mó, no Centro Histórico de Évora em 1997, para expor e vender os artigos feitos pelos utentes nos ateliers e conta com duas lavandarias, Ecolava I e II, também situadas em Évora, onde os utentes mais autónomos fazem um trabalho socialmente útil.

Graças à concretização destes dois projectos, a loja e as duas lavandarias, a ASCTE é reconhecida, desde janeiro de 2015, como uma iniciativa de “Elevado Potencial de Empreendedorismo Social” pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES), um projecto desenvolvido pela Social Business School e pelo Instituto Padre António Vieira, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Fundação EDP e com o Programa Operacional de Competitividade Compete.

                                           Para mais informações contactar:

                                             ASCTE        

                                             Maria Luísa Ferrão

                                             +351 965 457 374

                                                This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.