Visita à FIESA 2015

Category: Eventos

Utentes da ASCTE visitam Festival Internacional de Escultura em Areia


 

 

 

Os utentes que trabalham nas lavandarias da ASCTE visitaram o FIESA, considerada uma das maiores exposições de escultura em areia do mundo que acontece em Pêra, no Algarve. O 13º Festival Internacional de Escultura em Areia, subordinado ao tema “Música”, é produto do trabalho de um conjunto de escultores das mais variadas nacionalidades que, através de técnicas de esculpir em areia, produzem peças originais, utilizando cerca de quarenta mil toneladas desta matéria-prima, que se estendem por 15.000 m2. As peças podem atingir doze metros de altura e a areia utilizada deve ser muito fina e bem compactada para que a escultura possa resistir a condições climatéricas adversas durante meses.


 

fiesa site2


 

Os utentes, que desenvolvem actividades socialmente úteis nas lavandarias “Ecolava”, acompanhados por três colaboradores, puderam apreciar cerca de cem cenas em areia onde estão retratados músicos, instrumentos e culturas musicais de vários lugares do mundo. As peças esculpidas ganham outra vida à noite quando ficam iluminadas criando cenários impressionantes. Para além da exposição, o festival apresenta uma série de actividades relacionadas com a escultura em areia, como ateliers e demonstrações da técnica de esculpir em areia, espectáculos de música, de dança e de artes circenses.

 


 

 

fiesa site1

 


 

A visita teve como objectivo promover o convívio saudável entre colegas de "trabalho”, neste caso, utentes e colaboradores da ASCTE, que trabalham em equipa ao longo do ano nas lavandarias da instituição. Trata-se, também, de um reconhecimento, por parte da instituição, pelo empenho prestado pela equipa que no domingo, 26 de Julho, rumou de autocarro a uma “praia”, sem mar, onde a areia ganha todos os anos nova vida. O passeio da equipa das lavandarias repetir-se-á no próximo ano a um destino a definir.