A ASCTE foi à caminhada da Meia Maratona
Informação à imprensa: 10 de dezembro 

O domingo, 28 de novembro, estava soalheiro e Évora reluzia! Um grupo de utentes da ASCTE, acompanhado por duas colaboradoras voluntárias, participou na caminhada da Meia Maratona pelas ruas do Centro Histórico de Évora. Devidamente protegidos e a cumprirem as regras ditadas pela DGS percorreram 5 km ao som de música e muita animação! 


A Loja Mó também marcou presença na feirinha de Natal, no Jardim Público, através de uma mostra diversificada de peças em barro e madeira, feitas nos ateliers da ASCTE, com especial destaque para os Presépios e para os cabazes bio que foram todos vendidos!
Organizado pela Câmara Municipal, este é um dos eventos desportivos mais participados na região que visa também assinalar a Classificação do Centro Histórico de Évora como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, distinção que lhe foi atribuída em 25 de novembro 1986.  
Muito obrigada às colaboradoras Carla Rato e Carmo Amaro por terem proporcionado um dia diferente aos nossos utentes!
 
 
 
 
Sobre a Associação Sócio Cultural Terapêutica de Évora (ASCTE)
 
A ASCTE é uma IPSS edificada em meio rural, rodeada de uma bonita e tranquila paisagem alentejana. Adotou um estilo próprio de trabalho, em que tudo se faz com e para os seus utentes, sempre com o objetivo de evitar a frustração e a insegurança dos mesmos, respeitando  as suas necessidades individuais. Tem uma escola de ensino especial, Escola São Francisco de Assis, fundada em 1989, que responde às necessidades dos alunos em idade escolar visando estimular-lhes a leitura, a escrita e o cálculo numa perspetiva funcional.
 
Em Outubro de 2018, a Escola São Francisco de Assis foi distinguida como Eco Escola devido às várias ações que tem vindo a realizar no âmbito de uma educação ambiental sustentável, estando esta incluída no programa curricular dos alunos (as) e, num âmbito mais holístico, fazendo parte da formação integral dos utentes.  
 
A ASCTE abriu a loja Mó, no Centro Histórico de Évora em 1997, para expor e vender as peças feitas pelos utentes nos ateliers e conta com duas lavandarias, Ecolava I e II, também situadas em Évora, onde os utentes mais autónomos fazem um trabalho socialmente útil.
Graças à concretização destes dois projetos, loja e duas lavandarias, a ASCTE é reconhecida, desde janeiro de 2015, como uma iniciativa de “Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”  
pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES), um projeto desenvolvido pela Social Business School e pelo Instituto Padre António Vieira, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Fundação EDP e com o Programa Operacional de Competitividade Compete.  
 
www.ascte.com
 
Para mais informações contactar:
Maria Luísa Ferrão
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.                                            
(+351) 965 457 374